O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
Contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, desenvolvimento de ações educativas e promoção de solidariedade social em todo o país.
Tornar-se referência nacional como rede de solidariedade na área de segurança alimentar e nutricional.
Responsabilidade | Compromisso | Solidariedade | Equidade | Integração | Transparência | Qualidade
1991 É lançado no Sesc Paraná o projeto Sopa & Pão. As sopas eram preparadas pelos restaurantes das unidades e distribuídas para crianças, idosos e famílias de baixa renda.
1994 Nasce o Mesa São Paulo na unidade Sesc Carmo, capital, com objetivo de evitar o desperdício de alimentos e minimizar a fome.
1997 Surge a modalidade de trabalho denominada colheita urbana. Os alimentos excedentes – mas ainda próprios para o consumo – são distribuídos para entidades sociais.
2000 O Sesc Rio de Janeiro implanta a modalidade banco de alimentos. Eles permitem que as doações sejam recolhidas nas empresas doadoras, armazenadas e disponibilizadas às instituições sociais. Em 2001, a modalidade é lançada no Ceará e em 2002, em Pernambuco.
O programa ganha dimensão nacional. O Mesa Brasil Sesc é lançado em todos os estados brasileiros para combater o desperdício de alimentos e minimizar a fome. Apenas em seu primeiro ano de atuação, foram distribuídos 4,6 milhões de quilos de alimentos, beneficiando mais de 173 mil pessoas.
Na modalidade colheita urbana, os alimentos são coletados no doador e entregues diretamente as entidades beneficiadas, sem formação de estoque. Já na modalidade banco de alimentos, as doações são coletadas no doador e transportadas para os espaços de armazenagem do Programa, onde as entidades realizam a retirada dos produtos.
Em ambas, prevalece o princípio da complementação alimentar como forma de agregar valor nutricional às refeições servidas pelas instituições cadastradas.