MAIO ROXO: CUIDADOS COM DISTÚRBIOS INTESTINAIS

Maio foi instituído o mês de conscientização e a cor roxa simboliza a luta e a solidariedade em relação a essas condições de saúde

“Sentir dor não é normal”. Essa é uma frase que muitos médicos costumam repetir aos pacientes, mas por muitas vezes, são ignorados, o que pode acabar resultando em possíveis complicações futuras. O mês de maio chama atenção para distúrbios intestinais. Quem nunca sentiu uma diarreia, urgência para evacuar, cólica abdominal? Todas essas doenças são sintomas relacionados às Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs).

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam milhões de pessoas no mundo e são cerca de 100 diagnósticos para cada 100 mil habitantes. A ideia da conscientização durante o mês de maio é aumentar o debate público em torno do problema e sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce e tratamento correto para a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Para a enfermeira do Sesc Rondônia, Noadia Rayane, “é muito importante que quem sinta qualquer sintoma, busque um médico. Os incômodos podem se estender por anos ou até mesmo décadas, o que pode causar frequentes dores. Por se tratarem de doenças inflamatórias intestinais, são necessários exames complementares, por isso a importância de ir ao médico”.

CUIDADOS COM A SAÚDE INTESTINAL

  1. Ter uma alimentação saudável
  2. Beber muita água
  3. Mastigar bem durante as refeições
  4. Evitar o uso de laxantes
  5. Reduzir a ingestão de alimentos processados
  6. Investir no uso de probióticos
  7. Praticar atividades físicas
  8. Diminuir o consumo de álcool e cigarro
  9. Evitar o estresse
  10. Mantenha os exames em dia

Juntos, podemos fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que sofrem com distúrbios intestinais!

Rolar para cima