MARÇO LILÁS: PREVENÇÃO AO CÂNCER NO COLO DO ÚTERO

Segundo INCA, esse é o 3º tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil

O mês de março celebra as vitórias e vitalidade das mulheres, mas também chama atenção para os cuidados com a saúde. É o março lilás, que busca prevenir o câncer do colo do útero. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é o 3ª tipo mais incidente em mulheres no Brasil. Ainda segundo o Instituto, a Região Norte é a localidade com maior incidência do Brasil.

A prevenção é a forma mais eficaz para todas as doenças, mas para o câncer no colo do útero é essencial. Isso porque ela é uma doença com desenvolvimento lento e que, às vezes, pode não apresentar sintomas na fase inicial. Por isso, a importância de exames e consultas regulares.

A doença pode ser apresentar de muitas maneiras, sendo elas: sangramento vaginal anormal, sangramento após menopausa ou depois da relação sexual, secreção vaginal incomum, dores durante a relação ou na região pélvica.

“A doença, por muitas vezes, é silenciosa. Por isso, é tão importante a realizar o Papanicolau, exame preventivo, para identificar possíveis doenças. Precisamos sempre lembrar que quanto antes descobrir ou suspeitar de alguma doença, mais rápido o tratamento começa a ser feito e maiores são as chances de cura”, ressalta Noadia Rayane, enfermeira da equipe de saúde do Sesc Rondônia.

COMO PREVENIR
·       Vacina contra HPV (meninas e meninos)
·       Uso do preservativo em relações sexuais
·       Consultas médicas e exames preventivos regulares

Rolar para cima