Concerto Sesc Partituras é realizado presencialmente em novembro

Concerto Sesc Partituras é realizado presencialmente em novembro

Evento terá a apresentação de três grupos rondonienses

No próximo dia 25 de novembro, às 20h (horário de Rondônia), no Teatro I do Sesc Esplanada, será realizado o Concerto Sesc Partituras: projeto de música que possibilita ao público a ampliação da vivência musical, por meio dos concertos e através da sua programação sistemática, desenvolvida em todo o Brasil. Três grupos rondonienses farão apresentação presencial nesta edição: Senza Tempo, Pi4no Qu4tre e Teclas & Cordas interpretando obras de compositores brasileiros como Alceu Camargo, Hercules Gomes e outros artistas que têm a sua obra hospedada no site Sesc Partituras.

O grupo Senza Tempo, formado pela pianista Andréa Figueiredo e pelo violinista Eduardo Barros, apresentará músicas de compositores brasileiros do século XX e XXI.  O grupo Pi4no Qu4tre – formado pelos pianistas Desirée Duwe, Andréa Figueiredo, Ana Caroline e Gustavo Pereira – irá interpretar músicas do compositor Hercules Gomes, considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, não somente por suas habilidades técnicas, mas também pela escolha do expressivo repertório. O objetivo da apresentação é tornar conhecidas ao público rondoniense as composições desse artista, disponíveis no site do Sesc Partituras, que demonstram sua forte influência dos ritmos brasileiros, jazz e música erudita; além de também apresentar o seu trabalho como arranjador de músicas de compositores brasileiros. 

O grupo Teclas & Cordas – formado pela pianista Desirée Duwe de Castro, pelo violista Uílias Rocha; pelo violoncelista e clarinetista Marcos Aizde Campos; pelo flautista Mauricio Rodrigues; e pelo violinista Celso Alexandre Schumacher – trará um repertório baseado na obra de Alceu Camargo, disponível no site do Sesc Partituras.

Os ingressos para o concerto são limitados e podem ser obtidos por meio deste link: https://cutt.ly/rR8xqoi. Para quem quiser conferir a programação de maneira remota, as apresentações também serão transmitidas no youtube e facebook do Sesc Rondônia.

A PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

SOBRE OS MÚSICOS INTEGRANTES DOS GRUPOS

  • Andrea Figueiredo pianista há 31 anos, venceu diversos concursos pianísticos pelo país, com destaque para o “Latino – Americano Rosa Mística”, seu primeiro concurso de piano. Ela também foi campeã no concurso Jovens Solistas do Brasil, realizado em São Paulo, no quesito Música de Câmara. Bacharelou-se em Piano pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e especializou-se em Educação Musical pelo Instituto Federal do Amazonas. É educadora musical há 18 anos e docente em piano desde 2011 no Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade. A musicista possui seu próprio empreendimento desde 2017, denominado Ateliê Piano & Música. Ela integra também a Academia Rondoniense de Letras.
  • Eduardo Barros é violinista e educador musical natural de Porto Velho/RO. Desenvolve projetos musicais como artista de rua apresentando-se em eventos particulares e filantrópicos. Atua também como instrutor de violino em escolas da rede municipal de educação, e atualmente vem trabalhando uma série de vídeos que revelam através da música a sua identidade e amor pela cidade. Iniciou seus estudos no violino aos 15 anos, aos 18 anos começou tocar profissionalmente, e em 2012 criou o Grupo Só Cordas – um quinteto de cordas que se apresentou em diversos eventos. Atualmente é instrutor de violino, cargo que exerce no CEMACE Francisco Laio.
  • Andrea Figueiredo: resumo acima.
  • Desirée Duwe  iniciou seus estudos de piano em Porto Velho com apenas cinco anos de idade, orientada pela professora Tereza Cristina Neivock. Aos 10 anos continuou seus estudos com a professora Silvia Freire de Carvalho, na Escola de Música Sol Maior. Aos 15 anos concluiu o Curso Técnico de Piano. É pós-graduada em educação musical, tendo participado de diversos concursos de música no País, obtendo premiações – dentre elas o de melhor intérprete de Música Amazonense, no “1° Concurso de Piano do Núcleo Artístico do Amazonas – NUAM”, em Manaus. Também obteve o “Prêmio Estímulo” da Cidade de Porto Velho, no “Concurso de Piano Carlos Gomes”.
  • Ane Caroline iniciou seus estudos de piano aos 7 anos e aos 15 já lecionava para crianças e adultos. Aos 17 anos se formou no Curso Técnico de piano avançado da Escola de Música Sol Maior. Exerce a docência há mais de 15 anos e possui licenciatura em música. No ano 2019 foi aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Porto Velho para Instrutor de piano e também é docente em seu estúdio particular e na Escola de Música Sol Maior. Além disso, é idealizadora do projeto “Choro em pauta para piano e flauta”, e integrante do grupo “Toadas do Boi Bumba” com piano e violino. 
  • Gustavo Pereira é licenciado em piano pelo Conservatório Maestro Julião/SP e licenciado em Música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/SP. Realizou o Curso Pedagógico da Música na Escola Gênios dos Teclados, em Londrina-PR. Participou do Curso de Música Barroca como executante na cidade de Lençóis Paulistas-SP. É professor de piano e musicalização da Escola de Música Sol Maior, em Porto Velho-RO.
  • Desirée Duwe: resumo acima.
  • Marcos Aizde iniciou seus estudos de música ao final do 3º ano na Escola Simon Bolívar, em 2006, em um projeto criado pelo Professor Eliezer Gomes de Moura. No projeto teve contato com seu primeiro instrumento, a Flauta Transversal, mas seu interesse maior acabou sendo pelo Clarinete, ao qual se dedicou aos estudos por cerca de 8 anos. Posteriormente passou a ter interesse em aprender um outro instrumento,  o Violoncelo, ao qual dedica seus estudos até os dias atuais. Teve aulas com Edvanny Silva Burns (violoncelista) e Anton Minenkov (violoncelista russo). Além de flautista, clarinetista e violoncelista, também toca sax soprano, alto e tenor, e contrabaixo acústico. Participou de alguns projetos e grupos ensinando e tocando: Projeto sons de esperança – ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), comoinstrutor de instrumentos de sopro e de cordas; Projeto de música na Escola Daniel Neri, como instrutor de instrumentos de sopro e de cordas; Grupo Só Cordas, como violoncelista Orquestra do IFRO, como condutor de grupo; Integrante atual da Orquestra Villa Lobos, atuando como músico violoncelista;  Integrante da Banda MAPO – Madeira Popular Orquestra (da PM), como saxofonista, também atua como violoncelista do grupo Teclas & Cordas.  
  • Uilias Rocha iniciou seus estudos de música aos 14 anos de idade, na igreja Assembleia de Deus de Porto Velho, onde aprendeu solfejo, violino e clarinete para integrar a banda de música desta mesma denominação. Aos 18 anos começou a estudar regularmente seu instrumento principal, o violino, na escola de música Villa-Lobos de Porto Velho, e posteriormente também iniciou os estudos do piano. Na escola Villa Lobos passou a trabalhar como instrutor de cordas e de piano, para alunos de nível iniciante. Além dessas duas atividades – aprendizagem e ensino da música por meio do violino e piano – participou de inúmeros eventos sociais como casamentos, shows e cantatas natalinas, atuando principalmente como violinista. Atualmente, aos 28 anos de idade, trabalhou como instrutor de artes (especialmente com cordas e musicalização em projetos sociais de sua igreja). Na graduação cursou alguns períodos no curso de Música (Licenciatura pela Unir); e logo depois, Letras – Língua Portuguesa e respectivas literaturas (pela UNOPAR). Hoje dedica-se ao seu trabalho como professor de Música no ensino fundamental I e II, pelo Instituto Evangélico de Educação Paul Aenis.  
  • Celso Schumacher é natural de Porto Velho. Iniciou seus estudos de violino informalmente no Rio de Janeiro e mais tarde passou a estudar na Igreja Assembleia de Deus de Jacarepaguá, ano Rio de Janeiro. Voltou para Porto Velho em 2017, onde deu continuidade os seus estudos musicais. É violinista integrante do grupo Teclas &Cordas, Nico e Rose, Madeira PVH e Vivara Soluções Musicais. Participou de duas edições do SESC Partituras, em 2018 e 2019. Atualmente leciona violino na Escola de Música Sol Maior e cursa licenciatura em Música na Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
  • Mauricio Rodrigues é Flautista e Educador Musical. Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade na Escola Municipal de Música Jorge Andrade em Porto Velho. Em 2010 se tornou cabo músico do Exército, onde começou a estudar flauta transversal. Em 2014 se tornou sargento músico temporário, e atuou como flautista e piccolista até 2017, quando terminou seu período de serviço militar. Em 2018 iniciou a faculdade de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Rondônia. Participou de Masterclass com os flautistas: Claudio Abrantes (Brasil), Rubem Schuemk (Brasil), Antônio Carrilho (Portugal), Marcio Páscoa (Brasil), Rogério Wolf (Brasil), Tatiane Gerassimova (Rússia). Como professor, ministrou masterclasses em diversas cidades do Estado de Rondônia. Ministrou Masterclass de flauta transversal na 8° edição do projeto música na estrada na cidade de Porto Velho, como performer se apresentou pelo Sesc Partituras, Orquestra Villa Lobos de Porto Velho, Orquestra Harmonia Celeste, Orquestra Sinfônica de Vilhena. Atualmente cursa o 7° período de Licenciatura em Música, ensina flauta transversal na Escola de Música Sol Maior de Porto Velho, e integra os grupos: Duo Piano e Flauta com o projeto Choro em Pauta, o Regional de Choro Espinha de Pirarucu e o Quinteto Teclas & Cordas.

SOBRE O CONCERTO SESC PARTITURAS

O Concerto Sesc Partituras é um projeto de música de câmara e concerto que disponibiliza o acesso às obras de compositores brasileiros, através do site do projeto, que é um banco de partituras com acesso gratuito a estudantes, professores, músicos e pesquisadores, incluindo, além da consulta, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical. O site pode ser acessado através do link: https://sescpartituras.sesc.com.br/#/sescpartituras/home


Serviço: Concerto Sesc Partituras
Data: 25 de novembro de 2021
Horário: 20h (horário de Rondônia)
Valor: Gratuito
Local: Teatro I do Sesc Esplanada – Avenida Presidente Dutra, 4175, Olaria, Porto Velho/RO.
Transmissões: Youtube e Facebook do Sesc Rondônia
Ingressos limitados: https://cutt.ly/rR8xqoi

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes
No Instagram: @sesc_ro
No Facebook: @sescrondonia  

Sobre o Autor

Virgínia Duan administrator

Deixe uma resposta

X