Estudante rondoniense compartilha experiência na Escola Sesc de Ensino Médio

Estudante rondoniense compartilha experiência na Escola Sesc de Ensino Médio

Jovem foi beneficiada com bolsa integral de três anos no Rio de Janeiro

A estudante rondoniense de 17 anos, Vitória Paiva Batiste, retornou neste mês de novembro para Porto Velho após ter uma experiência de 3 anos de estudo integral na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), localizada no Rio de Janeiro. Vitória fez parte do grupo de alunos selecionados para ter acesso ao ensino gratuito e integral da ESEM, onde os jovens recebem bolsas de estudo integrais oferecidas pelo Departamento Nacional do Sesc para os três anos de curso do ensino médio. O benefício cobre todas as despesas relativas à instrução, urgências médico-escolares, material didático-pedagógico de uso coletivo, alimentação e atividades extraclasse propostas pela escola. Os estudantes moram em uma vila de quatro prédios localizada dentro do complexo da escola. Todo andar conta com sala de estudo e copa de apoio, e em cada um deles reside um professor com sua família.

Segundo a estudante portovelhense, a oportunidade de vivenciar essa experiência contribuiu com a ampliação da sua visão em relação ao mundo, principalmente pelo contato que teve com a diversidade cultural brasileira. “Eu conheci gente do Brasil inteiro, com vários sotaques, costumes e isso fez com que eu desejasse ter experiências até fora do Brasil. A ESEM não foca só nas notas, mas ela também se preocupa com a formação do cidadão e da sua relação com o mundo. Inclusive agora que terminei o ensino médio, o meu foco também é aplicar para vagas em universidades fora do Brasil”, comentou Vitória.

A mãe da estudante, Regiane Rodrigues Paiva, disse que apesar da saudade, sentia-se segura em relação aos estudos integrais da sua filha. A estudante, que iniciou seus estudos no campus do Rio de Janeiro quando tinha 14 anos, era acompanhada inicialmente por uma tutora responsável pelo seu bem-estar e que também informava o andamento da sua rotina para a mãe. “Quando me deparei com a escola eu fiquei impactada, primeiramente pela estrutura e depois pela qualidade do ensino. Eles dão muita assistência aos pais, eu poderia saber tudo o que a Vitória passou no dia. Quando ela iniciou os estudos, ela tinha uma tutora que fazia contato comigo constantemente para me dar notícias, era um tripé muito importante de relacionamento entre a escola, os alunos e a família”, explicou Regiane.

Para Vitória, o desejo agora é de partilhar os conhecimentos adquiridos com outras pessoas, pois segundo ela, a vontade de dar um retorno à sociedade da oportunidade que teve só aumentou após esses anos. “Eu fiz um compromisso comigo mesma de que não quero ficar com essa experiência só para mim. Eu quero fazer parte do grupo que divulga essa oportunidade para várias pessoas que estão sedentas pelo acesso à toda grandiosidade da escola. Eu até já estou desenvolvendo um projeto que chamo de ‘Mentoria’, onde eu divido com os moradores do meu condomínio residencial informações sobre a escola e ajudo nessa preparação”, informou a estudante.

Em relação ao lazer, Vitória também informou que o campus oferta diversas opções durante os fins de semana para que os alunos possam interagir e relaxar. Além disso, saídas para pontos turísticos do Rio de Janeiro e também algumas cidades próximas são programadas, no intuito de ofertar também o lazer aos jovens. Para a estudante portovelhense, a oportunidade de vivenciar a ESEM é algo que muda a vida dos alunos e impactou positivamente a sua formação também como cidadã.

A ESEM engloba uma comunidade residencial de alunos e professores, que encoraja e valoriza a convivência com a diversidade, em ambiente de prática contínua de ética, honestidade, responsabilidade, civilidade, justiça e solidariedade. Tal concepção contribui para a formação de cidadãos proativos, íntegros, capazes de exercer papéis de liderança e transformação em suas comunidades e para os quais a vivência na Escola Sesc de Ensino Médio será uma experiência para toda a vida. O objetivo é a transformação dos jovens em diversos aspectos, contribuindo para preparação de excelência para o ingresso no ensino superior estando prontos para construção de novos projetos de vida.

Para saber mais sobre a escola, acesse: http://www.poloeducacionalsesc.com.br/

Sobre o Autor

Virgínia Duan administrator

Deixe uma resposta

X