Sesc lança programação do Palco Giratório 2022 em formato inédito

Sesc lança programação do Palco Giratório 2022 em formato inédito

Projeto apresenta obras criadas no período da pandemia por meio de novas tecnologias

Entender o suporte digital como espaço de convívio, investir em inovadoras propostas virtuais de artistas brasileiros com transmissões diferenciadas e exibições em diversas plataformas on-line: essa será a tônica da 24ª edição do Palco Giratório. Em 2022, o projeto será realizado em quatro etapas, entre maio e dezembro, de forma digital. Serão realizadas 162 apresentações artísticas e 200 ações formativas. Também ocorrerão apresentações de artistas e grupos locais, em formato digital ou presencial, nos estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao longo do ano, será mobilizado um conjunto aproximado de 103 coletivos artísticos de todo o país. 

O público vai ser apresentado a 12 obras cênicas digitais e 1 proposta de mediação cultural produzidas no período da pandemia de Covid 19. O Palco Giratório vai revisitar e permitir a experimentação de tais obras como oportunidade para refletir sobre os impactos dessas criações, que usaram meios digitais na produção cênica. As transmissões serão diferenciadas, mas todas ocorrerão em ambiente virtual. São trabalhos que envolvem dança, circo, teatro e até games. Alguns deles reúnem várias manifestações artísticas, como a plataforma de streaming ‘PAN-PLAY’ (AM), contribuindo com a visibilidade de manifestações artísticas da região norte brasileira.

“Uma das marcas do Palco Giratório é a aposta em artistas e trabalhos que fazem mover ideias pelo Brasil. Hoje, mesmo com o retorno dos espetáculos de forma presencial, a proposta é revisitar experiências artísticas que abraçaram os meios digitais como instrumentos para manter viva a produção cênica brasileira no período mais severo do isolamento social. Nos interessa perceber como essas produções dialogarão com os públicos neste novo contexto. O que fica depois dessa vivência digital tão intensa? ”, comenta Raphael Vianna, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.

A programação completa dos espetáculos pode ser acessada pelo site https://www2.sesc.com.br/portal/site/PalcoGiratorio/2018/Programacao+2022/

AÇÕES FORMATIVAS – PENSAMENTO GIRATÓRIO

Como forma de fortalecer as trocas de experiências, o intercâmbio cultural e fomentar o debate crítico no campo das artes cênicas, o Palco Giratório também ofertará debates gratuitas, por meio do Pensamento Giratório. Em Rondônia, os pensamentos ofertados pelo Sesc/RO serão:

DESMEMÓRIA (MG)

Grupo/Artista: Yara de Novaes

Pensamento Giratório: 03/06/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório: Debater as novas formas de fazer teatro, sobretudo em tempos pandêmicos. Entender como essa nova forma de criação cênica vai perdurar e refletir qual a sensação para todos neste “novo teatro”.  

Mediação: Luciano Oliveira

ABIAN (BA)

Grupo/Artista: Mayara Ferrão

Pensamento Giratório: 15/06/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório: Criar um intercâmbio de possibilidades de narrativas estéticas traduzidas na diáspora a partir da relação entre tecnologia x ancestralidade, desenterrando sistemas afropresentistas e afrofuturistas de linguagem, seja pela oralidade, escrita ou imagem.

Mediação: Junior Lopes

ESTUDOS DE APROXIMAÇÃO (DF)

Grupo/Artista: Coletivo Instrumento de Ver

Pensamento Giratório: 25/07/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório: Refletir sobre o distanciamento imposto pela pandemia, as aproximações que se fazem necessárias, os desafios e adaptações aos meios tecnológicos e digitais; bem como a bolha social criada para sobreviver ao flagelo atual.

Mediação: Junior Lopes

TUDO QUE COUBE NUMA VHS (PE)

Grupo/Artista: Grupo Magiluth 

Pensamento Giratório: 01/09/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório: Dramaturgias em confinamento: reflexões sobre o processo de construção dos experimentos virtuais do Grupo Magiluth.

Mediação: Alexandre Falcão

ATRAVESSAR-SE (GO)

Grupo/Artista: Catavanto Companhia Circense

Pensamento Giratório: 19/09/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório: Conversa sobre novas possibilidades criativas e estéticas com vídeo circo, curta metragem, etc. Pretendemos com esse debate propor uma conversa a partir da experiência da Catavento com essa criação.

Mediação: Adailtom Alves

METROPOLE ONLINE (CE)

Grupo/Artista: Inquieta Cia.

Pensamento Giratório: 18/11/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório:  Nesse encontro serão abordados aspectos específicos da criação, técnica e produção com plataformas virtuais, tendo como parâmetro aprendizados e saberes presentes em “METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar”, da Inquieta Cia., realizado por Gyl Giffony e Silvero Pereira.

Mediação: Luciano Oliveira

PAN PLAY (AM)

Grupo/Artista: PAN – Potência das Artes do Norte

Pensamento Giratório: 24/11/2022 – 10h (horário local)

Descrição do Pensamento Giratório: Realizar diálogos acerca das mudanças ocasionadas nos Festivais de Artes Cênicas no Brasil, sobretudo, a partir da criação e implementação do PAN – Potências das Artes do Norte, construindo espaço de reflexão dos formatos presenciais, virtuais e híbridos e as necessidades de produção e financiamento. Além disso, apontar, também, que a partir das ressignificações dos formatos, as políticas públicas precisarão acompanhar essas mudanças no intuito de desenvolver os setores da cadeia produtiva da cultura, levando em consideração o diálogo do presencial e virtual.

Mediação: Luiz Lerro

Para participar, os interessados poderão realizar a inscrição por meio do formulário abaixo https://cutt.ly/SHse8ej

SOBRE O PALCO GIRATÓRIO

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação.  Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história. A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil.

Serviço: Sesc lança programação do Palco Giratório 2022 em formato inédito

Data: Maio a Dezembro de 2022

Programação: https://www2.sesc.com.br/portal/site/PalcoGiratorio/2018/Programacao+2022/

Exibição – YouTube do Sesc Brasil –  https://www.youtube.com/user/SescBrasil

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes

No Instagram: @sesc_ro

No Facebook: @sescrondonia

Sobre o Autor

Virgínia Duan administrator

Deixe uma resposta

X