Sesc Rondônia recebe doação de material sobre educação financeira para crianças

Sesc Rondônia recebe doação de material sobre educação financeira para crianças

Através de parceria com o Instituto Sicoob, o acervo será levado às escolas e comunidades do Estado de Rondônia

Na quarta-feira, dia 12 de agosto, o Serviço Social do Comércio – Sesc recebeu a doação dos livros que fazem parte da 3ª edição da coleção “Financinhas”, material lúdico desenvolvido pelo Instituto Sicoob com intuito de levar educação financeira para o público infantil. Visando a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, o Instituto Sicoob em conjunto com Sesc Rondônia enxergou a necessidade de viabilizar o acesso a esse acervo para as escolas de ensino público, Sesc Escola e, através do caminhão do BiblioSesc, também para a comunidade em geral – especialmente àquelas onde não há a presença de bibliotecas.

Para a técnica responsável pelo Bibliosesc – biblioteca itinerante da instituição -, Lidiane Garcia, parcerias como a do Instituto Sicoob somam nas ações que o Sesc promove para encurtar as distâncias entre o leitor e os livros no Estado de Rondônia. Segundo a bibliotecária, os livros da coleção Financinhas – “Caio achou uma moedinha”; “Miguel, Aninha e Dedé ganharam dinheirinho”; e “Margô e Davi foram no mercadinho” – serão levados ao público infantil através de empréstimos do material, como também por meio da contação de histórias.

“O Instituto Sicoob reconhece o trabalho desenvolvido pelo Sesc e entende que essa parceria é de grande importância para o aprendizado das crianças sobre o tema. Se mais pessoas tivessem acesso a esse conteúdo, provavelmente não teríamos hoje 60% da população com o nome restrito. É muito importante que essa cultura seja expandida”, comenta o profissional de desenvolvimento estratégico do Instituto Sicoob, Raimundo Júnior.

A parceria entre o sistema Fecomércio RO/Sesc/Senac e o Instituto Sicoob é pautada ainda na política cultural do Sesc, que orienta e reconhece a importância em firmar parcerias com artistas locais, instituições públicas e privadas na oferta de espaços, programação, suporte técnico e equipe especializada para a realização de projetos culturais. “O acervo adquirido é de grande relevância e necessário, uma vez que muitas crianças nunca tiveram contato com essa temática, e ainda apresentada de uma forma lúdica, através da contação de história”, comentou a coordenadora de cultura do Sesc Rondônia, Maria Braga.

O Sesc e o Instituto Sicoob visam ainda ampliar a abrangência da coleção “Financinhas” nos 52 municípios rondonienses através do projeto “Sesc 52”, uma ação itinerante prevista para acontecer em 2022 que apresentará ao público de todo o estado ações de Biblioteca – através do BiblioSesc -, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e audiovisual.

Sobre o BiblioSesc

O BiblioSesc é uma biblioteca volante do sistema Fecomércio RO/Sesc/Senac que leva clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais às mãos dos leitores de todas as idades através da sua atuação em escolas de ensino público e em comunidades que não possuem acesso a acervos literários.

Sobre o Autor

Virgínia Duan administrator

Deixe uma resposta

X