
Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório dá início a mais uma etapa em Porto Velho neste final de semana, dia 16, levando apresentações de espetáculos, ações formativas e seminário a vários cantos da cidade, ampliando o acesso dos porto-velhenses.
A 1ª etapa do projeto aconteceu em setembro nas cidades de Ariquemes, Nova Mamoré, Presidente Médici, Vilhena e Ji-Paraná. E agora, chega a nossa capital com novas apresentações que serão divididas entre: teatro, circo e dança.
O projeto se consolidou como um importante projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas. Todos os artistas que fazem parte do projeto são escolhidos através de uma curadoria formada por profissionais do Sesc de todo o país, uma forma de dar visibilidade aos artistas de cada região do Brasil.
“O Palco Giratório promove um intercâmbio no modo de fazer, criar e pensar, além de explorar a diversidade das manifestações culturais brasileiras. Aborda também, através da arte, temas de relevância para a sociedade que acabam enriquecimento tanto o artista quanto o público que acompanha”, diz o presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/Instituto Fecomércio em Rondônia, Raniery de Araújo Coelho.
O festival em Porto Velho começa no Complexo Madeira-Mamoré a partir das 17h com o espetáculo teatral Mundos, do Grupo Maria Cutia (MG), que retrata, uma viagem musical pelo mapa mundi guiada por canções da infância dos cinco continentes. Acompanhados por banda ao vivo, os atores cantam e brincam com canções populares de 7 países, numa atmosfera de sonho e poesia. Já no Teatro Guaporé, a partir das 20h, acontecerá o espetáculo circense Mar Acá da companhia Locômbia Teatro de Andanças (RR).
Confira a programação completa, separada por datas:
DATA: 19/11/2024
ESPETÁCULO: CABARÉ RUANTE
SINOPSE: Tinnimm e Tuminga, duas palhaças animadas e atrapalhadas, chegam para vender pipocas antes do espetáculo começar, curiosas com o que veem entram em cena, criando diversas confusões enquanto os artistas não chegam.
O espetáculo foi estruturado tomando as entradas e reprises cômicas tradicionais da arte da palhaçaria, porém com o jeito palhaça de ser.
COMPANHIA / GRUPO: TEATRO RUANTE – RO
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ – Av. Farquar com 7 de Setembro
HORA: 18H30
DATA: 20/11/2024
- ESPETÁCULO: ENSAIO GERAL
COMPANHIA / GRUPO: KLINCRUZ – AM
SINOPSE:O espetáculo ‘Ensaio Geral’ é uma adaptação da obra ‘A História do Barquinho’, do renomado diretor Ilo Krugli. A peça é uma reflexão sobre a vida e a liberdade, repleta de interações com o público, momentos cômicos e muita ludicidade. No enredo, Pingo Primeiro, o personagem principal, aguarda ansiosamente a diretora, que nunca chega para ensaiar. A plateia é convidada a ajudar Pingo a fazer os últimos ajustes no espetáculo, criando uma experiência teatral única.
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ – Av. Farquar com 7 de Setembro
HORA: 17H
- ESPETÁCULO: FALE AGORA OU CALE-SE PARA SEMPRE
COMPANHIA / GRUPO: NOIS DA CASA – AC
SINOPSE: O novo espetáculo, leva o nome de “Fale agora ou cale-se para sempre”, e faz uma alusão aos votos de casamento e uma crítica ao silêncio e normalização de matrimônios precoces e gravidez na adolescência no estado do Acre. É também um convite a reflexão sobre a cultura da nossa sociedade. O casamento precoce pode ser visto com uma forma de buscar independência por muitas garotas no estado, uma maneira de sair mais cedo da casa dos pais, que muitas vezes permitem e incentivam esse matrimônio. O Acre é um dos estados com a maior taxa de gravidez na adolescência segundo a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Por que essas famílias são formadas tão precocemente? Essas adolescentes tem o preparo psicológico para lidar com uma nova família? Como isso se tornou algo banal e aceitável? Foram perguntas como essa que inspiraram o novo espetáculo. Fale agora ou cale-se para sempre, irá usar da arte, da dança contemporânea e de expressões corporais para retratar esse tema.
INDICAÇÃO: 12 ANOS
LOCAL: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1353 Pedrinhas
HORA: 20H
DATA: 21/11/2024
- ESPETÁCULO: A CABEÇA DE TEREZA
SINOPSE: A atriz Jam Soares, em sua performance, inspira-se, na líder revolucionária Tereza de Benguela e nas mulheres afroamazônidas. A autora tece uma dramaturgia de quadros cênicos fragmentados em um tempo espiralar, introduz pensamentos decoloniais com foco na Amazônia, explora a ancestralidade e destaca a força de lideranças negras.
COMPANHIA / GRUPO: JAM SOARES – RO
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1353 Pedrinhas
HORA: 18H30
OBS.: Programação convidada – Mostra Amazônia
- ESPETÁCULO: PROCEDIMENTO #6
SINOPSE: Como criar um desaparecimento em um lugar onde o efêmero é um registro? Na tentativa de manchar os limites entre o real e o imaginário, “PROCEDIMENTO #6” aciona dispositivos que articulam paisagens, onde a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo. Nos procedimentos, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges redescobrem os vestígios do passado a partir dos gestos do presente.
COMPANHIA / GRUPO: JACKELINE MOURÃO E REGINALDO BORGES – MS
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ – R. Tabajara, 148 – Olaria
HORA: 20H
DATA: 22/11/2024
- ESPETÁCULO: CIRCO DUCAFUNDO
SINOPSE: Um espetáculo de variedades circenses, no qual os palhaços Fusquinha e Matosinho conduzem a plateia ao universo do circo com um show repleto de atrações. Eles reinventam clássicos tradicionais, como reprises, saltos acrobáticos e malabarismo atrapalhado, sempre com muita imaginação!
COMPANHIA / GRUPO: DUCAFUNDO – MT
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ – Av. Farquar com 7 de Setembro
HORA: 17H
- ESPETÁCULO: ADOBE
SINOPSE: O espetáculo “Adobe” é o solo da intérprete Luciana Caetano. Parte da premissa de símbolos e elementos da cultura negra, aqui em especial da mulher negra. O solo vem em comemoração aos 50 anos de idade da intérprete.
COMPANHIA / GRUPO: LUCIANA CAETANO – GRUPO SOLO DE DANÇA
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1353 Pedrinhas
HORA: 20H
DATA: 28/11/2024
- ESPETÁCULO: CABELOS ARREPIADOS
SINOPSE: A opereta infanto-juvenil Cabelos Arrepiados, de Karen Acioly, com encenação do Buia Teatro, conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir. Ao mesmo tempo que enfrentam os efeitos da privação de sono e de sonhos, elas refletem sobre temas como amizade, o diálogo com os pais e os perigos do consumismo e da destruição do meio ambiente.
COMPANHIA / GRUPO: BUIA TEATRO COMPANY – AM
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ – R. Tabajara, 148 – Olaria
HORA: 20H
DATA: 29/11/2024
- ESPETÁCULO: MARIA FIRMINA DOS REIS, UMA VOZ ALÉM DO TEMPO
COMPANHIA / GRUPO: NÚCLEO ATMOSFERA/ NUA – MA
INDICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1353 Pedrinhas
HORA: 20H
Histórico
O Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.