INICIATIVA DO SESC ESCOLA EM ENSINAR ‘POVOS ORIGINÁRIOS’ É DIVULGADA PELO CANAL FUTURA

Professora da instituição convidou indígena para uma imersão cultural dentro da sala de aula

Conhecer sobre os povos indígenas hoje faz parte da história de cada um de forma individual. Mas ainda assim, muitas pessoas não se interessam pelo assunto ou até mesmo tem preconceito.

Buscando ampliar o conhecimento dos alunos do Sesc Escola em Porto Velho, a professora Keila Barreto resolveu fazer diferente. Em meados de 2020, resolveu convidar a indígena do povo Huni Kuin, Luciene Kaxinawá. A ideia foi realizar uma espécie de imersão dentro da cultura indígena, dos povos originários. A proposta deu tão certo que virou um projeto dentro da escola: trabalhar a cada bimestre, a história do povo de forma lúdica.


O projeto ‘Povos originários: Histórias e brincadeiras’ já acontece há cerca de 3 anos, desde educação infantil até o 5º ano. Para a professora Keila Barreto, idealizadora do projeto, “a necessidade surgiu e trabalhar a cultura indígena ficou diferente, já que trouxe as atualidades para os nossos alunos”.

A experiência de Luciene Kaxinawá na escola também foi muito enriquecedora. “É importante que as crianças aprendam sobre nossa cultura desde cedo, para que possam nos conhecer melhor e nos respeitar”, afirma a indígena.

A iniciativa do SESC Escola em Porto Velho é um modelo que pode ser replicado em outras escolas do Brasil. Através de projetos como este, podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e intercultural.

Confira um trecho da matéria divulgada no Canal Futura:

Rolar para cima