SESC RONDÔNIA INVESTE EM TREINAMENTOS DE COLABORADORES PARA PREVENÇÃO AO ASSÉDIO E FOMENTO DA CIVILIDADE NO AMBIENTE LABORAL

A prevenção ao assédio no ambiente laboral é um desafio

O assédio é o ato de importunar alguém de forma abusiva. E não pode, de forma alguma, ser confundido ou ser taxado como ‘uma brincadeira’. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais da forma como ocorrem, por exemplo, em propostas, declarações, insistências ou até mesmo perseguição, sejam elas virtuais ou presenciais. Dentro do ambiente de trabalho, ela acontece quando uma pessoa é exposta a uma situação constrangedora, abusiva ou inapropriada.

O Sesc Rondônia, preocupado em prevenir qualquer tipo de assédio no ambiente laboral, criou em julho de 2023, uma Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho, com o intuito de promover um ambiente de trabalho saudável e seguro através da prevenção ao assédio.

Esta semana, membros da comissão do Sesc Rondônia – Laura Sousa, Letícia Custódio e João Marcos Machado – também participam de uma ‘Formação Estratégica em Combate ao Assédio e Fomento da Civilidade no Trabalho’ que acontece em Brasília. São 3 dias de intenso treinamento e estudos sobre o assédio no trabalho, abordando os aspectos jurídicos e psicológicos, com enfoque na conscientização, legislações aplicáveis, compliance, governança e comunicação.

Letícia Custódio, Laura Sousa e João Marcos Machado durante capacitação em Brasília

Durante a capacitação, os profissionais do Sesc Rondônia serão capacitados por profissionais com ampla experiência no assunto e terão acesso a conhecimentos como ‘perfil do assediador’, ‘trabalho e civilidade no ambiente laboral’, ‘empatia e comunicação não violenta’, entre outros.


É importante destacar que o assédio no trabalho não apenas apresenta implicações legais, mas também causa um profundo impacto emocional e psicológico na saúde mental e na qualidade de vida dos trabalhadores, podendo resultar em transtornos mentais relacionados ao trabalho, como a síndrome de burnout, ansiedade, depressão e, em casos extremos, o suicídio.


Estando de acordo com a Lei nº 14.457/2022, o Sesc Rondônia busca capacitar os membros da comissão com o intuito de sensibilizar, incentivar e motivar tais profissionais  a abordarem temas críticos relacionados ao assédio e outras formas de violência no trabalho, destacando políticas institucionais de enfrentamento, avaliação do ambiente de trabalho, estratégias de prevenção, promoção de espaços de diálogo, efetivação dos canais de escuta e denúncia, bem como explorar o compliance e a implementação de ações preventivas e de combate.

Rolar para cima