SESC VILHENA ESTUDA A INSTALAÇÃO DE PROJETO DE BIODIGESTOR NA UNIDADE

A tecnologia utiliza processos biológicos para decompor resíduos orgânicos, como comida

A unidade do Sesc em Vilhena, cerca de 700km de Porto Velho, deve ser a próxima a receber a instalação do projeto do biodigestor, uma tecnologia de sustentabilidade. Esta semana, os colaboradores e autoridades foram apresentados ao projeto de instalação.

Entre representantes do Sistema Fecomércio estavam o vice-presidente da Fecomércio – Pedro Jucá, representando o presidente do Sistema Fecomércio em Rondônia, Raniery Araújo Coelho, o diretor de programas sociais do Sesc – João Daniel, a coordenadora do Senac – Alexia Assis.

O projeto também foi apresentado a autoridades, que foram convidadas especialmente pelo presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araújo Coelho. Entre elas estavam o senador da República – Jaime Bagatolli, os vereadores Toninho e Tabalipa, representante do vereador Zé Duda – Rosângela Alves da Silva, o secretário da SEMTIC – Dirceu Hoffman e o engenheiro agrônomo da SEMAGRI – Gustavo Lisboa, além do consultor energético – Sérgio Novo.

Durante o encontro, foram apresentados todos os processos que já acontecem no biodigestor de Porto Velho. O biodigestor é uma tecnologia muito importante da construção na política de sustentabilidade dentro das unidades do Sistema. Foi inaugurada em junho de 2023 e utiliza processos biológicos para decompor resíduos orgânicos, como restos de comida. Através desse processo, são gerados biogás e biofertilizante de alta qualidade.

Para o presidente do Sistema Fecomércio em Rondônia, Raniery Araújo Coelho, “a instalação do biogás no Sesc Rondônia foi um grande passo para o nosso compromisso com o meio ambiente e o futuro. Ajudar na diminuição do lixo e ainda reaproveitar este material são ações práticas que buscam a sustentabilidade e conscientização sobre o ambiente em que vivemos, reduzindo danos para o futuro”.

O senador Jaime Bagattoli compartilhou suas experiências pessoais com manejo de passivos ambientais, conhecimento sobre biodigestores e sua preocupação com a sustentabilidade energética, colocando-se à disposição para auxiliar a Federação na implementação da ideia que considera louvável e necessária.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A sustentabilidade é um compromisso da CNC – Confederação Nacional do Comércio, representada pelo dr. José Roberto Tadros, com a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável. A decisão de assumir um compromisso de incorporar questões ambientais dentro da organização faz com que os colaboradores também tenham o mesmo equilíbrio, buscando sempre pela redução dos impactos ambientais às atividades administrativas.   

Esta é mais uma ação que demonstra as ações estratégicas de sustentabilidade que já existem dentro do Sesc, como o Programa Ecos, que busca otimizar os recursos e diminuir os impactos socioambientais realizados dentro das organizações do sistema.

Confira alguns registros do encontro em Vilhena:

Rolar para cima