SISTEMA FECOMÉRCIO-RO PARTICIPA DO ‘SALÃO NACIONAL DO TURISMO’

Por meio do Sesc e Senac, o Brasil conheceu os atrativos da cultura e da gastronomia de Rondônia

O Sistema Fecomércio-RO marcou presença no Salão Nacional do Turismo, realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O evento teve como objetivo principal mostrar a brasileiros e estrangeiros a diversidade dos atrativos turísticos do Brasil e toda a diversidade do nosso país.

As apresentações do Sesc e Senac de Rondônia ocorreram no domingo, último dia do evento. O Senac levou ao workshop, o peixe como um dos principais produtos da gastronomia do Estado. O prato, Ventrecha de Tambaqui ao molho de tambaqui, e salada de feijão Fradinho, foi preparado pela Chef Adriana Magnoler, chef de cozinha do Senac-RO.

O Ventrecha de Tambaqui ao molho de tambaqui é um prato regional com forte apelo histórico e cultural, pois tem origem indígena e indica em seu preparo ingredientes e traços do modo de vida das comunidades da região. O tambaqui é um peixe típico da Região Amazônica e cada vez mais difundido no País e foi recentemente premiado como ‘Melhor Novo Produto de Foodservice’, em uma das maiores feiras de pescados da América do Norte, que aconteceu em Boston (EUA).

“Nossa missão não é apenas apresentar um prato típico da região e sim fazer com que as pessoas tenham uma experiência gastronômica maravilhosa”, comentou a Chef Adriana Magnoler.

Para Suzana Furtado, colaboradora do Senac-DF, que provou o Tambaqui e ficou impressionada com o sabor do prato, “foi uma experiência única e estou maravilhada com o tanto que este prato é gostoso. Já tinha dez anos que eu não comia. Eu nasci em Brasília, mas já morei em Rondônia e quando eu provei, eu lembrei da minha infância. Memória afetiva é tudo. Só tenho mesmo que parabenizar a Chef e o Senac Rondônia”, disse Suzana Furtado.

 O Sesc – Serviço Social do Comércio – em colaboração com a Superintendência Estadual de Turismo levou o grupo indígena Wagoh Pacob da etnia Paiter Suruí, o que demonstra a riqueza cultural dentro do Estado de Rondônia. Os Suruí desenvolvem atualmente um dos mais importantes projetos de etnoturismo em Rondônia, conhecido nacionalmente, por causa de seu empreendedorismo.

Durante o evento, o Sesc, em colaboração com a Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), contribuiu para a promoção da cultura local por meio de apresentações de danças, shows regionais, gastronomia e artesanato, reforçando os vínculos culturais e turísticos do Estado.
A coordenadora de Turismo Social do Sesc em Rondônia, Camila Canova, ressaltou a importância da apresentação do grupo musical/cultural indígena do Estado de Rondônia, Wagôh Pakob no evento.  

A PARTICIPAÇÃO DO SISTEMA FECOMÉRCIO-RO NO SALÃO DE TURISMO

A participação se dá devido ao apoio institucional do Sistema a nível nacional, incluindo o regional de Rondônia. Este apoio está sendo organizado pela CNC-Confederação Nacional do Comércio, na figura do seu presidente José Roberto Tadros.  “Para o Sistema Fecomércio-RO participar de um evento nacional de turismo é de extrema importância e eleva a visibilidade de Rondônia em todos os níveis, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Dentro do Sistema já impulsionamos o turismo local, através de ações do turismo social do Sesc e com o CONETUR – Conselho Estadual do Turismo. A nível de Sistema, temos a certeza de que Rondônia será bem-visto”, salientou o Presidente do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho.

Rolar para cima