Educação Infantil e Ensino Fundamental

Educação Infantil

Desde 1947 o Sesc se preocupa com os primeiros anos de formação das crianças e oferece atividades que valorizam as primeiras descobertas, levando em conta contextos sociais e culturais. E para promover o desenvolvimento integral de crianças de dois até cinco anos de idade, o Sesc oferece Educação Infantil em todo país.

Nas Escolas do Sesc, as crianças são estimuladas a criar cultura. Por meio de práticas pedagógicas diferenciadas, ouvem histórias, desenham, pintam, participam de atividades em grupos e aprendem brincando a construir conhecimento. Além disso, a entidade valoriza a integração das crianças com a natureza e a sociedade, fortalecendo as primeiras atitudes e valores.

Confira a nossa Proposta Pedagógica de Educação Infantil.

Atividades complementares

  • Incentivo à socialização, criatividade e autodeterminação
  • Realização de jogos e brincadeiras
  • Organização de passeios em museus e centros de ciência
  • Aulas de jardinagem, horticultura e teatro
  • Orientação pedagógica

Práticas de leitura

Valoriza-se nas Escolas do Sesc o estímulo à leitura como uma experiência coletiva. A prática é aliada a atividades de expressão: alunos e professores se reúnem em grupos e criam suas próprias histórias; crianças que ainda não sabem ler também folheiam os livros e criam seus contos ou pedem ao professor que faça a leitura.

Além de uma biblioteca recheada de livros, gibis e enciclopédias ilustradas, os pequenos estudantes criam e recriam histórias usando teatro de fantoches, filmes e desenhos animados. O objetivo é estimular a criatividade e a imaginação.

Comerciários de bens, serviços e turismo podem matricular anualmente seus filhos em escolas do Sesc em todo país. O número de alunos nas salas de aula pode variar de acordo com a unidade, mas em geral, cada Escola Sesc pode receber até 25 estudantes.

Ensino Fundamental

A proposta do Ensino Fundamental no Sesc reflete o papel social da educação, na formação de estudantes críticos e participativos e em uma escola dinâmica, que ultrapasse a transmissão de informação e se comprometa com a aprendizagem.

A ação pedagógica visa à formação de crianças, adolescentes e jovens autônomos, críticos e protagonistas no seu contexto sociocultural. Garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela história da humanidade e contribuir para a formação da cidadania são os objetivos primeiros das instituições educativas e do Ensino Fundamental.

A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. O cotidiano escolar precisa estar repleto da vida que acontece fora de seus muros, considerando as realidades dos estudantes em todos os momentos e situações escolares.

Estudantes, professores, famílias, diretores, coordenadores e funcionários são os principais atores e agentes educativos e cada um com seus saberes, adquiridos em suas experiências dentro e fora da escola, compõem um roteiro multicultural que contribui para a ação educativa.

Cada sujeito é parte integrante desta rede e precisa ser considerado nas relações que acontecem nas salas de aula. Não é só o aluno que aprende nem só o professor quem ensina. Ambos compartilham essas experiências, ainda que de modo diferenciado.

Confira a nossa Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental.