Conheça nossa História

O Sesc – Serviço Social do Comércio

É uma instituição de abrangência nacional de direito privado, criada pela Confederação Nacional do Comércio, nos termos do Decreto lei nº 9.853 de 13 de setembro de 1946, na cidade do Rio de Janeiro. Foi implantado e é mantido por iniciativa de empresários de todo o Brasil. 
 
Busca contribuir para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias, através de estudo, planejamento e execução de ações. Atua com objetivo de promover o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade através de uma ação educativa que, partindo da realidade social do país, exercite os indivíduos e os grupos para adequada e solidária integração numa sociedade democrática, por meio das cinco áreas de atuação: Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Assistência

Sesc Rondônia

Em Rondônia, foi instituído em 04 de junho de 1976 como delegacia executiva. Atualmente, como Departamento Regional, vem percorrendo resultados positivos ao realizar milhões de atendimentos por ano, através das unidades operacionais: Sesc Esplanada, Sesc Centro, Sesc Campestre, em Porto Velho; e nos municípios do interior do Estado, com as unidades de Ji-Paraná, Ariquemes, Nova Mamoré, Presidente Médici e Vilhena.  

Finalidade Institucional

O Sesc em Rondônia, durante todos esses anos, busca contribuir com a valorização da classe comerciária e o favorecimento de ações que norteiam a assistência aos trabalhadores do comércio e toda a sua família, proporcionando o desenvolvimento de atividades educativas, de saúde, lazer, assistência e cultura, valorizando e incentivando a atividade produtiva.  

Regimento Interno do Sesc Rondônia

Clique aqui para ter acesso ao arquivo

Manual de Identidade Visual Sesc Rondônia

Clique aqui para ter acesso ao arquivo

Ação Educativa como Diferencial

A diretriz básica do Sesc é a de realizar, através de sua programação um trabalho eminentemente educativo que contribua para o desenvolvimento econômico e social do país, reduzindo os níveis de pobreza e de exclusão social. O Sesc prioriza em sua atuação a educação inclusiva, promovendo, através da transmissão de valores sociais essenciais, o desenvolvimento integral do indivíduo para o exercício pleno da cidadania em qualquer fase da vida da pessoa. É, pois, a ação educativa que distingue e singulariza o trabalho do Sesc, ampliando a ação institucional para além dos limites da prestação de serviços.

Missão

Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para melhoria de qualidade de vida do trabalhador do setor de comércio de bens, serviços e turismo, prioritariamente de baixa renda, através de serviços subsidiados e de excelência.

Visão

Atuar no Estado de Rondônia sendo referência da prática do Serviço Social.

O que é CNC?

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro e tem como objetivo principal representar e defender as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo, desta forma, aos interesses nacionais.

Fundada em 4 de setembro de 1945, a entidade coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), formada por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), que, por sua vez, agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos econômicos do comércio em todo o Brasil. Juntas, estas entidades representam cerca de 5 milhões de empresas, que geram 25,5 milhões de empregos diretos e formais no País.

Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o chamado Sistema S.

O Sesc e o Senac foram criados na década de 1940 e, desde então, contribuem decisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros e melhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos mais distantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura não apenas para comerciários e suas famílias, mas para toda a população.

Ao longo de sua trajetória, a CNC se renovou diante das transformações políticas e econômicas e se adaptou aos novos comportamentos da sociedade e do comércio. Com a construção de um sindicalismo sólido e representativo, a entidade esteve à frente de mudanças fundamentais para o País, trabalhando pelo aumento de investimentos, melhoria na infraestrutura, redução da burocracia e racionalização da legislação tributária e trabalhista, deixando o ambiente econômico mais fértil para que as empresas representadas pudessem prosperar.

Sistema CNC-SESC-SENAC

Presente em todo o País, o Sistema CNC-Sesc-Senac é responsável por um dos maiores conjuntos de ações em prol do desenvolvimento social no mundo. Anualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados por suas atividades.

Fecomércio – RO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia- FECOMÉRCIO/RO é uma sociedade civil, de direito privado, fundada em 28 de março de 1983, reconhecida por carta sindical em 03 outubro de1983, e registrada como representante das categorias econômicas do comércio, com base territorial em todo o Estado. 
 
Sua sede está localizada no município de Porto Velho, sendo integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical – SICOMÉRCIO, conforme garantia Constitucional. Em suma, a Federação do Comércio é uma instituição, sem fins lucrativos, gerida por empresários do setor comercial, com a finalidade de garantir o desenvolvimento, a sustentabilidade da economia e do comércio de Rondônia. 

Senac – RO

o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC foi criado com a finalidade de assegurar aos jovens e adultos na qualificação e aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho, tendo suas atribuições definidas pelos Decretos-leis Nºs. 8.621, datado de 10/01/1946 (criação do SENAC) e 8.622, datado de 10/01/1946 (estabelece o Regulamento do SENAC). Foi a partir desta data, que a história da instituição caminhou não somente com o crescimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo, mas também com a educação do Brasil.

Rolar para cima