‘MOSTRA SESC RONDÔNIA DE MÚSICA’ DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA OUTUBRO

Edição contará com apresentações, rodas de conversas e ações formativas

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, através do Sesc Rondônia, realiza a 16ª edição da Mostra Sesc Rondônia de música entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o projeto comemora a volta presencial do projeto, além de celebrar os 40 anos da Fecomércio em Rondônia. O evento busca fomentar o cenário musical rondoniense, assim como o acesso à cultura por parte de toda a comunidade.

A Mostra Sesc Rondônia de Música é desenvolvida pela Coordenação de Cultura do Sesc RO e busca promover uma programação diversa e gratuita. Entre os dois dias, serão 13 apresentações, rodas de conversas e oficinas que buscam dar visibilidade e mais conhecimento sobre a área artística local.

Este ano, o projeto também conta com uma novidade. As apresentações acontecerão em dois municípios de Rondônia: Porto Velho e Ji-Paraná. O primeiro dia da mostra (12/10) acontece em Ji-paraná com diversas apresentações musicais no Teatro Dominguinhos. Já no segundo dia (13/10), em Porto Velho, as apresentações seguem e serão realizadas no Parque da Cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

PORTO VELHO
DIAS 10/10 e 11/10 – 18h às 22hOficina – Produza e lance: produção com ênfase em lançamentos musicais
Sinopse: A oficina é desenvolvida a partir da experiência “desmanchista”, destina-se a qualquer pessoa que pretenda explorar a sua criatividade através do fazer musical. Com uma abordagem objetiva e prática serão tratados assuntos como processo criativo-musical, passando pelos processos de concepção, composição, gravação, publicação e divulgação, no qual o participante da oficina será capacitado e encorajado às práticas de criação e divulgação artística.
Oficineiro: Ramon Alves
Horário:
  18h às 22h
Local: Sesc Esplanada
Formato: Presencial
Link da Inscrição: https://cutt.ly/Cwbbnu8E


SHOWS
Porto Velho
18h às 22h – Parque da Cidade

· Visionapache: Artista multifacetado que atua como musico, compositor, interprete, produtor de eventos, escritor, roteirista e fundador da produtora Tipití Produções. Em sua caminhada musical dividiu palco com grandes nomes do rap nacional, como: Nocivo Shomon, Sandrão RZO, Nego Jam, Primeiramente, Dfideliz, Raffa Moreira e The Boy, Dalua entre outros. Entre suas obras estão e 2 EP´s intitulados  “Metade de 7” e “MMXVI” e um álbum chamado “O Legado”. Para este trabalho Visionapache traz ao palco para atuar nas Pick-ups o D JAZR, e para os vocais KLAZAMATHE.

· BarthBeats: “Minha bagagem é meu tambor e este é pesado de histórias”, essa frase marca a trajetória de Rodolfo Bartolo. Rodolfo Bartolo é músico com uma vasta experiência como artista, iniciou aos 13 anos a sua trajetória como baterista, e seu trabalho se estende além de Rondônia graças à diversos companheiros de trajetória com quem ele pode fazer laços e música. O artista já tocou em diversos palcos, bandas e projetos.  BrathBeats é o primeiro trabalho solo do artista. Este trabalho é a primeira fita do Barthbeats, gravado ao vivo numa Tascam 414, entre fevereiro e abril de 2019 no estudio “Covil do Batera” que  traz ritmos brasileiros e Pop/Rock – performados em bateria acústica e Octapad – misturados com Loops, Guitarra, Sintetizadores e Efeitos, resultando em tracks dançantes echeias de agradáveis surpresas auditivas.

·Bera Samuel: Bera Samuel é cantor e compositor amazônico que tem também atua como produtor cultural e operário da arte. Engajado com os movimentos sociais, Bera Samuel faz uso da sua arte para reivindicar uma identidade beradeira e propor ações artísticas que visam a transformação social. Sua atuação no cenário musical se atrela à identidade cultural de seu povo, à floresta amazônica e à luta por igualdade e justiça social. Entre suas atuações na cena cultural podemos citar a Organização do movimento Hip-Hop de Rondônia (MH2O), onde autou como coordenador e cantor de Rap; Participação no FAM SESC RONDÔNIA, na modalidade música urbana, no qual, pela primeira vez, a música da periferia beradeira ganha destaque em evento musical; é um dos fundadores da banda Quilomboclada, que mistura vários ritmos musicais com letras que  reverenciam os povos da floresta e dá ensejo ao Movimento da Música Popular Beradeira –MPBera.

·Jhuka Andrade e DJ Vilbe Scrathc: Jhuka Andrade, é Compositora, Escritora, Poetiza e MC de Rap desde os 14 anos. Foi com essa idade que foi apresentada ao cenário do Rap Rondoniense, foi super acolhida e teve espaço para mostrar sua primeira letra que cantou no evento Madeirada Rap em 2016. É natural de Porto Velho- RO e já teve trabalhos realizados em projetos como a Coletânea Indioribeiriferia em parceria com a Kanindé com a produção do DJ Raffa Santoro, um dos melhores DJs/ Produtor brasileiro. Fez participações em músicas de outros rappers e participou de grupos de Rap. Dentre as vertentes que a inspiram a compor e cantar, está a quebra de tabus musicais, a miscigenação de estilos, a luta antirracista e antifascista. É uma artista Feminista raiz que conforta, defende e fortalece através das suas letras todas as mulheres que, de alguma forma, ainda se sentem oprimidas e desrespeitadas na sociedade atual. Atualmente trabalha na sua carreira solo em busca do lançamento de seu  primeiro EP e videoclipe. Este trabalho da artista é feito em parceria com o Dj Vilbe Scrathc. Vilbe Scrath é um dos primeiros nomes da discotecagem em Rondônia. Em meados da década 90 conheceu a cultura Hip Hop, onde  desenvolveu  a arte dos Scratch e Back To Back, sendo reconhecido VILBE SCRATCH.  A sua trajetória conta com aberturas de shows de rap na capital Porto Velho,  tais como: racionais Mc’s, Nelson Triunfo, Faces da Morte, Costa Gold e outros. Também atuou na cena Rock tocando na banda Quilomboclada participando de vários festivais em todo o estado de Rondônia.

· Oséias Araújo: É guitarrista, professor de música, produtor musical. Natural de Porto Velho – RO, graduado em guitarra elétrica – Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário (2009), licenciatura em educação artística – Conservatório Brasileiro de música – Centro Universitário (2010), Pós-Graduado em Educação Musical – Universidade Cândido Mendes, UCAM – RJ (2014) , é formado pelo  curso livre de música – teoria e guitarra, da Escola de Música Jorge Andrade, também estudou com vários professores da capital. Como musico muito requisitado no Rio de Janeiro, atuou tocando, gravando, cantando, lecionando e produzindo shows. Para este trabalho o musico será acompanhado por uma superbanda com Oséias Rodrigues na bateria, David Castro no Sax e Tiago Oliveira no contrabaixo.

· Toninho Tavernard e Grupo Camafeu: Toninho Tavernard é compositor e cantor, autor de mais de 30 sambas, dentre eles, sambas de enredo, samba de roda, sambas românticos etc. Também compôs marchinhas e frevos para os Blocos Carnavalescos: Banda do Vai Quem Quer; Até que a Noite Vire Dia; Galo da Meia Noite; Pirarucu do Madeira além de atuar em diversas apresentações de samba pela cidade de Porto Velho, bem como, fazer shows com voz e violão com repertório eclético de música popular e samba. Recentemente gravou e lançou o Álbum Musical “Estrela da Manhã”, com 16 sambas autorais. A sua música tem ganhado notoriedade e está sendo veiculada  ,na Rádio BBMusic do Rio de Janeiro.
Ao subir ao Palco da Mostra de Música o Sambista será acompanhado pelo Grupo Camafeu. O Grupo Camafeu, foi fundado em 2016. Em sua trajetória participou de vários eventos em Rondônia e no Acre. O grupo também acompanhou vários cantores de renome nacional, como: Chico da Silva, Adalto Magalha, Ciganerey, Moacy Luz, entre outros

·Bado: É músico e compositor, acumula participações em discos e CDs coletivos (Porto das Esperanças e Amazônia em Canto) e um CD Solo Aldeia de Sons. Participou de Projetos Nacionais como: Projeto Pixinguinha, Projeto Toca Brasil com gravação do DVD Gente da Mesma Floresta, Projeto Amazônia das Artes (SESC-DN), e faz parte da Cartografia da Música Brasileira do Projeto Rumos/Itaú Cultural. Em 2013, participa da itinerância pelo FESTICINE no Vale do Guaporé, envolvendo comunidades do Brasil e Bolívia. Em 2016, lançou o “DVD Mundos 50 anos: Bado e amigos” e produziu o Show Musical “No Quintal”. No ano de 2019, se apresenta na III Mostra Nacional de Música no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro. Em 2021, ganha o prêmio grão da Música, e nesse ano lançou o seu mais novo trabalho “Olhos de rio”, o clipe da música passarada, e as Lives Banzeiros das canções, além de participações em diversos projetos.
Ji-Paraná
18h às 22h – Teatro Dominguinhos

· Razec: Razec é cantor, instrumentista, compositor, produtor cultural e musical. Músico desde os 7 anos de idade, o violão sua base de aprendizagem, aos 12 inicia curso oficial pela escola de música Villa Lobos polo de Vilhena, ali finalizou os cursos de guitarra, contrabaixo e técnica vocal. Iniciou sua carreira artística tocando em eventos da prefeitura, como Rock In Rua, e Festival do Portal da Amazônia com sua antiga banda Urbanos que durou mais de 10 anos na cidade de Vilhena. Passou uma temporada na cidade do Rio de Janeiro para aprender um pouco mais sobre a arte, principalmente urbana. Compositor com mais de 100 canções autorais, com algumas gravadas e lançadas. Tocou em vários festivais pelo estado de Rondônia, a anos em bares e boates com repertorio vasto que vai de pop rock, mpb ao funk e rap, usando sonoridade original obtida em anos de experiencia. Foi artista de rua por 3 anos nos trilhos da super via carioca e em diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Inscrito na SBACEM (Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores e Música) hoje com 3 músicas lançadas oficialmente nas plataformas de streaming e várias outras lançadas não oficialmente no Youtube. Voltou para Rondônia no ano de 2022, mantem sua base em Vilhena – RO  está  fazendo shows pelo Mato Grosso e Rondônia, participou do Festival Casarão em Porto Velho na edição de 2023, criou um projeto social (não oficializado) de ensino musical intitulado “Vô Paulo Mesquita” para crianças carentes de Vilhena no CCC ( Centro de Convivência da Criança).

· Gildásio Ferreira: Gildásio Ferreira é cantor e compositornascido na cidade de Itabuna, na Bahia. Mudou-se para Rondônia em 1988, seguindo seu irmão mais velho, chegando aqui, foi trabalhar no garimpo do Bom Futuro. Entre os 11 e 12 anos de idade um violão abandonado o colocou em sua trajetória artística. Aos 17 anos, vendo um amigo de família tocando violão clássico, percebeu que esse era o caminho a seguir, pois, o encanto tomou conta de sua pessoa. Quando jovem, um de seus maiores desafios foi tocar na igreja, onde iniciou aos 14 anos. Um tempo depois surgem as  composições em diversos ritmos e estilos, entre eles o samba, o clássico, bossa nova, xote, gospel entre outros. Dentre a sua participação em diversos eventos e shows, se destacam: Em 2021 SESC, Aldeia Global, Sarau do Sesc; em 2022 Evento Dia dos Namorados em Cacoal em junho; Live fundação cultural; Sarau dos 45 anos do Sesc, em 2023 II Festival de Música da Escola de Música Sonata e ExpoOuro, em Ouro Preto do Oeste RO; e, Master Class, Escola de Música Sonata de Ouro Preto.

·Marcos Biesek: Marcos Biesek é um artista que se auto declara pertencente ao movimento Música Popular Amazônica (MPA), que descreve como um gênero que alterna elementos da música mundial com a temática amazônica, aglutinando a arte da mata à cultura pop universal. Em vias de completar 25 anos de estrada, é autor, no início da carreira, do hit “Força militar” música de muito sucesso no estado de Rondônia e em grande parte do Brasil. Lançada no ano 2000, juntamente com a banda “Os Químicos”, a canção teve seu auge quando da exibição, pela então celebrada MTV, do seu vídeo clipe, produzido em 2001 por Pilar de Zayas e Lídio Sohn. Em 2004 já em formato solo inicia as suas participações em Mostras do Sesc e outros importantes festivais, como o Femucic em Maringá – PR e o Festcol em Colatina – ES, com canções como “Box 101” e “Souvenir” que renderam também um bom reconhecimento da crítica, e encantaram as plateias pelos festivais por onde passaram. Para além dos shows e gravações, as letras de diversas canções de Marcos Biesek já foram utilizadas em ações de cunho educacional como ferramenta auxiliar de ensino, em ações em sala de aula, por professores de língua portuguesa, sociologia, literatura amazônica, redação, arte, entre outros, além de tema trabalho de conclusão de curso.

·Rafael Vargas: Rafael Vargas, 63 anos, é um músico e compositor brasileiro, natural do Espírito Santo, vive em Rondônia desde 1975, onde iniciou seu trabalho com música autoral ainda no tempo em que vivia na zona rural. A sua trajetória artística se inicia em 1978, participando do primeiro festival cultural de Ariquemes onde conquista o primeiro lugar com a música ”América desperta”. Entre 1980 e 1985, participou de inúmeros festivais no Estado de Rondônia, de  1999 a 2004 integrou a banda Os Químicos, grupo com o qual lançou o disco Revolução dos Espermatozoides com algumas canções autorais de sua autoria. Em 2006 Lança o seu primeiro disco solo com oito canções autorais intitulado: NADA,  2007 o disco Lança o Toque do Cajado com 12 canções,  2008 lança o disco Adeus Semekira com 18 canções. No ano de 2017, sagra-se Ganhador do Edital Zezinho Maranhão do Governo do Estado de Rondônia com o projeto Cantando e Contando Histórias, entre 2014 e 2015 lança o disco Pioneiros e a Coletânea O Vagabundo. 2018 e 2019 Realiza shows por todo o Estado de Rondônia, 2020 Com a pandemia, se recolhe, dando início à produção do décimo álbum da carreira, 2021 Participa do Festival Circuito SOMA e do Festival Nacional da Canção.

·João Marcos: João Marcos é músico, cantor e compositor. Nasceu na cidade de Guaíra-PR e mudou-se com sua família para Rondônia ainda criança. Iniciou sua carreira como músico profissional no ano de 2008 aos 16 anos de idade, e hoje é um dos mais expressivos compositores no seguimento da música sertaneja contemporânea a residir no estado de Rondônia, somando mais de 30 obras gravadas por artistas em todo o Brasil. Nos anos de 2013 a 2017, em Goiânia, fez carreira com a dupla João Marcos & Thawan gravou dois discos, com destaque para a música ‘VOU DAR PERDIDO’ com participação de Henrique e Juliano. Na mesma época, em que o cantor Cristiano Araújo (in memoriam) apadrinhou a dupla e os lançou no mercado de composições tendo gravado a música Perdeu o cara errado que é de autoria do artista, e já tem mais de 49 milhões de views no YouTube. De 2018 a 2019 integrou o projeto musical EU & JOÃO, em parceria com Darlan Pires, (percussionista da dupla Jorge e Mateus). A dupla lançou um pocket show contendo 8 faixas, todas de autoria do artista. Para este Show artista vem acompanhado de uma banda musical composta por: Henrique dos Santos, Doriel Gomes, Ricardo Caldas, Roberto Brasileiro, Ronaldo Barbosa e Marfiza de França, artistas de Ji-Paraná com carreiras distintas na música rondoniense.

·Os Últimos: Formada por Laura Brandhuber (bateria), Tom Rodrigues (guitarra/voz), Rogério Madeira (contrabaixo), Os Últimos defendem as cores do rock rondoniense desde 2011. Com um EP e quatro discos, três lançados através de edital de patrocínio público, a banda se consolida como uma das mais ativas da região norte, referência em produção independente e esponsável pela grande circulação de artistas na região norte bem como por produções culturais importantes, algumas premiadas como Som a Favor do Planeta, Sinergia Amazônica e Circuito SOMA. Atualmente, o grupo divulga o disco acústico, lançado este ano e que revisita músicas dos trabalhos anteriores em novas versões

MOSTRA SESC RONDÔNIA DE MÚSICA
A Mostra Sesc Rondônia de Música trata-se de uma iniciativa fundamental à visibilidade e escoamento do trabalho dos músicos e compositores locais, promovendo encontros, oficinas, palestras e experimentações que corroboram com o desenvolvimento artístico, fomento e valorização dos trabalhadores dessa linguagem artística. Por meio da programação desse evento, os trabalhadores do comércio e público em geral têm acesso à diversidade musical rondoniense, estreitando, inclusive, o contato da população do Estado com os artistas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima