PALCO GIRATÓRIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA 2ª SEMANA DO PROJETO

Espetáculos nacionais e estaduais acontecem até o dia 29 de setembro em Rondônia

O projeto Palco Giratório terá duração de 13 dias, passando além de Porto Velho, por seis cidades do interior. Além de teatro, acontecerão ações formativas e lançamentos de livros em escolas. O evento marca a retomada do circuito cultural, de forma presencial, com apresentações programadas até o dia 29 de setembro e também celebra os 40 anos do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

No próximo fim de semana, o projeto entra na reta final de apresentações. No Circuito Estadual, o encerramento acontece na cidade de Vilhena no dia 26/09. O Palco Giratório é um projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. 

“Mais de 10 dias de palco giratório celebram não só a arte, mas também a vida. São 25 anos de história e o retorno de forma presencial é um marco para todos hoje conseguem e tem a oportunidade de acompanhar todos os espetáculos, seja em teatro, escolas ou espaços públicos”, ressalta o presidente do sistema Fecomércio, Raniery Araújo Coelho.

 História
O Palco Giratório foi lançado em 1998 e, desde então, trouxe 380 grupos artísticos, oriundos de todas as regiões brasileiras, em mais de 10.000 apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores em suas turnês pelo Brasil. No mesmo período, o Sonora Brasil, percorreu 210 cidades brasileiras, com 6.500 apresentações, além de produzir 16 documentários e quatro álbuns.



Confira abaixo a programação da 2ª semana do Palco Giratório:

DATA: 24/09/2023 
ESPETÁCULO: HISTÓRIAS DE ONDE EU VIM 
COMPANHIA / GRUPO: TRUPE SOLAGASTA – TEATRO DE BONECOS 
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ  
HORA: 20H 
DURAÇÃO: 30 min. 
OBS.: Grupo convidado 
Sinopse: Histórias de Onde Eu Vim é um espetáculo inspirado na Obra de Daniel Munduruku e em Contos dos Povos Originários do Brasil, fonte de inspiração para recontar a memória afetiva dos povos tradicionais e seus mitos. O espetáculo busca manter viva a História desse povo, que é recontada pelos seus anciãos, que procuram manter acessa a chama de suas tradições, os elementos principais da natureza: terra, água, fogo e ar são retratados por máscaras gigantes mostrando sua a real imponência e importância para todos nós. Levando através de técnicas do Teatro de Animação: Bonecos de manipulação direta, Máscaras e Animação de Objetos uma forma lúdica e mágica de recontar dos mitos. 
 
DATA: 25/09/2023 
ESPETÁCULO: NINHO 
COMPANHIA / GRUPO: LIU MOREIRA – TO 
DANÇA 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ  
HORA: 20H 
DURAÇÃO: 40 min
Sinopse: Ninho é um espetáculo de dança contemporânea brasileira, resultado da pesquisa da intérprete com as matrizes indígenas e africanas presentes em sua ancestralidade familiar feminina. É um convite a (re)habitar o corpo feminino que regressa para casa. Logo, a casa assume vários sentidos: casa-abrigo, casa-prisão, casa-conforto, casa-opressora, casa-sonhos, casa-silêncio e casa-ninho. O processo é ritual. Um rito de encontro, passagem, memória e história. Assim nasce uma mulher-pássaro, índia tapuia da pele preta imersa nas tradições dos tambores africanos da cultura tocantinense.
 
DATA: 26/09/2023 
ESPETÁCULO: NÚMEROS 
COMPANHIA / GRUPO: CIA. OS PALHAÇOS DE RUA – PR 
CIRCO 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: PARQUE DA CIDADE   
HORA: 18H 
DURAÇÃO: 40 min
Sinopse: Confusão parece ser sinônimo de diversão no tresloucado mundo de Batata Doce e Turino, os dois palhaços que acabam de chegar de suas andanças pelo mundo afora e estão loucos para mostrar as coisas que aprenderam em sua alegre aventura. Entre saltos e labaredas, eles fazem as maiores confusões na hora em que um vai ajudar o outro. Os palhaços tentam apresentar um espetáculo de números perfeitos, mas a ameaça de um desastre artístico está pairando sobre a dupla como um fantasma.

 
DATA: 27/09/2023 
ESPETÁCULO: O ADEUS DE MARIA 
COMPANHIA / GRUPO: GRUPO PRIMITIVOS- MT 
TEATRO 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ  
HORA: 20H 
DURAÇÃO: 60 min
Sinopse: Uma vila de pássaros é formada por um vaidoso Canário, Pardais que adoram participar da vida dos outros e uma Maria-de-Barro que passa os dias esperando as coisas mudarem para se sentir, finalmente, feliz. Durante uma noite estrelada, ela conhece um Curió viajante com quem não consegue deixar de conversar, causando uma comoção social na comunidade que não aceita a presença de pássaros pretos da cor da noite na região. Muita comédia, amor, luta e superação nessa história para infância e adolescência que discute racismo estrutural, o feminino e a batalha pelo direito de ser feliz.
 
DATA: 28/09/2023 
ESPETÁCULO: EU, NÓS, VÓS 
COMPANHIA / GRUPO: EXPRESS ART – RO 
DANÇA 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ  
HORA: 20H 
DURAÇÃO: 35 min
OBS.: Grupo convidado
Sinopse: Em um país com tanta indiferença, violência e maldade; mostramos que acima disso, somos um país de fato de berço esplendido, com uma natureza de beleza invejável, com um povo alegre e acolhedor, por esse Brasil levantamos a nossa voz de amor e esperança, através da dança.  Culturas, filosofias, ideologias e governos, nada disso é mais importante que NÓS.  
A mudança de pensamento é o caminho para uma verdadeira mudança. É não pensar no EU, mas em NÓS, com toda nossa fé levantarmos a nossa VOZ. 
 
DATA: 29/09/2023 
ESPETÁCULO: A INVENÇÃO DO NORDESTE 
COMPANHIA / GRUPO: GRUPO CARMIN – RN 
TEATRO 
INDICAÇÃO: 12 ANOS 
LOCAL: TEATRO GUAPORÉ  
HORA: 20H 
DURAÇÃO: 60 min. 
Sinopse: Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem… nordestino! Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a seleção final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para a última fase do processo seletivo. Durante a preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura e história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples. A peça surgiu da inquietação da diretora Quitéria Kelly diante das reações xenófobas contra os nordestinos nas eleições de 2014 e do encontro com a tese A invenção do Nordeste e outras artes, de Durval Muniz de Albuquerque Júnior. 
HOSPITAIS / CASAS DE APOIO SOCIAL 
 
DATA: 27/09 
ESPETÁCULO: A VISITA DE NINA 
COMPANHIA / GRUPO: CIA DE ARTES EVOLUÇÃO – RO 
TEATRO 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: LAR DO BEBÊ 
HORA: 10H 
DURAÇÃO: 30min. 
OBS.: Grupo convidado 
 
 
DATA: 28/09 
ESPETÁCULO: A VISITA DE NINA 
COMPANHIA / GRUPO: CIA DE ARTES EVOLUÇÃO – RO 
TEATRO 
INDICAÇÃO: LIVRE 
LOCAL: HOSPITAL DO AMOR 
HORA: 10H 
DURAÇÃO: 30min. 
OBS.: Grupo convidado  
AÇÕES FORMATIVAS 
 
PENSAMENTO GIRATÓRIO 
 
DATA: 28/09 
PENSAMENTO GIRATÓRIO “CARMIN: 16 ANOS SOBREVIVENDO EM UM NORDESTE INVENTADO”, COM GRUPO CARMIN – RN 
LOCAL: UNIR Campus 
HORA: 10H 
MEDIAÇÃO: LUIZ LERRO 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima